Quebrando uma taça com a voz

0

Quebrando uma taça com a voz

30 de setembro de 2017 | Alline Rogere | blog

Você já deve ter visto em programas de televisão ou até mesmo na internet pessoas tentando quebrar uma taça de cristal apenas utilizando a própria voz, mas será que isso realmente pode acontecer?

Nossa voz é uma onda sonora na qual emite vibrações, se a frequência dessas vibrações coincidirem com a frequência natural do copo de cristal, ocorrerá uma superposição de ondas, que resultará em um aumento da amplitude devido ao aumento de energia que foi fornecido pela vibração externa (voz).

Representação do aumento de amplitude causado pela superposição de ondas.

A quantidade de energia fornecida para as moléculas do copo vão aumentando, até que chega um momento em que a estrutura do copo não aguenta mais o aumento gradativo de sua amplitude e se quebra.

Portanto, é possível sim quebrar um copo de cristal, desde que a frequência da voz for a mesma que a frequência natural do copo. Esse fenômeno é o que chamamos de ressonância.

Um exemplo dos impactos causados por esse fenômeno, é o famoso acidente da ponte de Tacoma Narrows, nos Estados Unidos.

Em 1940, a frequência de uma ventania coincidiu com a frequência natural da ponte, fazendo com que a ponte não suportasse o aumento gradativo de sua amplitude de oscilação e acabou rompendo-se.

 

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *